quinta-feira, 14 de abril de 2011

As dificuldades de um chefe de família




        Uma das primeiras coisas que aprendíamos, desde criança, é que o homem é o chefe da família, sendo o responsável por sustentar o lar, dar educação aos filhos e cuidar das coisas da casa. Essa informação nos era passada através de exemplos de tantas famílias com as quais convivíamos ou mesmo de ensinamentos em nossos lares.
        Hoje em dia, as coisas têm mudado e muitas dificuldades surgiram para os homens, na qualidade de pais de famílias, quando tentam cumprir tal missão. A independência da mulher, o prematuro desenvolvimento dos filhos e tantas outras situações têm contribuído para que isso ocorra.
        Esse tem sido o padrão adotado pelo mundo. Estamos no mundo, mas não podemos nos conformar a ele e nem aceitar o que ele nos impõe. Assim nos ensina o livro de 1 João, capítulo 2, versículo 15: Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”.
        Temos um padrão diferente a seguir. Esse padrão se chama Jesus Cristo.
        Ao buscarmos na Palavra de Deus como deve agir o homem, como chefe de família, vemos as diversas obrigações que lhe são destinadas. A principal delas é ser o cabeça do lar.
        Dentre as passagens que deixam clara essa importante característica de um chefe de família, destacamentos o que nos ensina o Apóstolo Paulo, quando escreve cartas aos Coríntios e aos Efésios: Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo (1 Coríntios 11:3)” e “Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo (Efésios 5:23)”.  
        Ao contrário disso, a maioria das esposas, hoje em dia, trabalham e querem ter suas vidas financeiras separadas de seus maridos. Fazem suas contas, seus gastos, adquirem, sozinhas, o que querem. Às vezes, compram até o que não se precisam, mas compram. Querem ser “donas dos seus próprios narizes”.
        Também os filhos seguem o mesmo modelo. Quando crescem, querem logo trabalhar e viver a sua própria vida.
        A Palavra de Deus é uma escolha a ser seguida. É, assim, uma opção. Quando não a conhecemos, sequer sabemos o que ela determina. Mas, ao conhecê-la e trazê-la para dentro dos nossos lares, optando por segui-la, precisamos agir conforme o que ela nos impõe.
        Essas distorções da família, que procuraram moldá-la ao padrão mundano, acaba por causar ao homem muitos problemas.
        Como lidar com essas questões? É uma pergunta que tem sido feita por muitos. O que fazer? Como agir? O que falar? Quando falar? etc, tem sido situações que atormentam os chefes de família.
        Mas a resposta não está no nosso conhecimento natural. Essas questões estão diretamente relacionadas com o mundo espiritual. O diabo tem tentado de toda maneira acabar com a família.
        O que tem sido ensinado, por todos os lados, televisão, rádio e jornal, é que a família não tem tanto valor. Novelas, seriados, filmes e tantas propagandas mostram esposas que não mais precisam de maridos e filhos que não precisam de seus pais. Teve uma propaganda, por exemplo, em que uma esposa chega em casa, vindo do trabalho, com um carro da Fiat e o presenteia ao marido, que cuida dos filhos. Filhos são ensinados que sexo na adolescência é normal. Programas de televisão, que deveriam passar fora dos horários em que se tem mais jovens assistindo, são transmitidos justamente para esse público, mostrando que a independência da família é uma realidade natural.
        Poderiam ser dados aqui tantos outros exemplos, que seriam necessárias muitas outras páginas para escrevê-los.
        Ao final, quando se pensa na figura do pai de família, vê-se o quanto desgastada ela está. O quão em desuso, em alguns lares, está a autoridade do marido.
        E assim, quando o marido tenta tomar as rédeas da situação, se vê envolvido com tantas dificuldades, que acaba agindo de forma até grosseira, chegando às raias da dicussão com esposa e filhos, que não aceitam a imposição de sua autoridade no lar.
        Ensinar os filhos, cuidar da esposa e das necessidades de casa é uma tarefa do marido, como cabeça de sua casa que é.
        Estejamos atentos: “O diabo veio para roubar, matar e destruir; Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância (João 10:10)”.
        A oração é uma das principais armas do servo de Deus. Utilizia-a todos os dias de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário