segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Ser Pastor



       Alguns dicionários disponíveis na internet trazem a definição do que seja Pastor. O Michaelis registra que Pastor é o mesmo que “sacerdote protestante”. O dicionário Priberam informa que Pastor é “ministro, protestante”. Já o dicionário Aurélio, traz, como significado de Pastor, “um ministro da religião protestante”.
       Tais definições, todavia, estão bastante distantes do real significado da palavra Pastor.
       Para nós, que cremos na Palavra de Deus, Pastor tem outros significados, que vão muito além do que é resumido nos dicionários citados.
       O apóstolo Pedro, quando escreveu sua primeira carta, nos ensina, em seu capítulo 5, versículos 2 e 3, que o Pastor deve assim agir:
       Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho”.
        O mesmo apóstolo, ao final, já no versículo 4, informa a recompensa que há de vir sobre o Pastor, que observa tal mandamento:
       “E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória”.
       Essa é, talvez, a melhor definição de Pastor que a Bíblia Sagrada nos ensina.
       Quanto ao modelo de Pastor, cremos que apenas o Senhor Jesus Cristo pode ser apontado.
       Mas ser Pastor ainda vai além do que Pedro escreveu. Imaginamos que Pedro colocou no papel aquilo que vivia e sentia, no exato momento em que escrevia a sua primeira carta. Não teve ele a intenção de limitar a conduta do Pastor, mas, apenas, indicar o mínimo que um Pastor deve fazer.
       Nesse dia, queremos agradecer a Deus pelas vidas do Pastor Marco e da Pastora Regina, porque cremos que Ele nos deu o Seu melhor. Agradecemos a Deus, ainda, porque temos o privilégio de conviver com duas pessoas que se dedicam ao trabalho do Senhor, mesmo debaixo de tantas adversidades.
       Mas, ainda, queremos destacar algumas atitudes necessárias a um Pastor, as quais temos visto na vida do Pastor Marco e da Pastora Regina, que os dicionários que consultamos e a Palavra que citamos acima não puderam descrever:
       - ser Pastor é colocar-se em oração pelas suas ovelhas;
       - ser Pastor é amar as ovelhas, mesmo quando elas não retribuem esse amor;
       - ser Pastor é ir para o monte, colocar-se em oração, por ovelhas que sequer sabem que estão recebendo orações;
       - ser Pastor é acalmar os ânimos dos mais exaltados;
       - ser Pastor é chamar à responsabilidade aqueles mais tranquilos;
       - ser Pastor é orientar os casais, quando nas suas crises;
       - ser Pastor é chorar com as ovelhas, nos seus momentos mais tristes;
       - ser Pastor é sorrir com aqueles que sorriem;
       - ser Pastor é colocar-se em oração pelo tempo que for necessário, para que alguém se converta, mesmo que isso dure vinte anos;
       - ser Pastor é abdicar dos sábados, domingos, feriados e tantos quantos forem os dias da semana, apenas para cuidar das vidas de outras pessoas, que, muitas vezes, não reconhecem tal atitude;
       - ser Pastor é não ter folga alguma e, mesmo quando se acha que vai ter uma folguinha, sempre tem uma ovelha precisando de socorro;
       - ser Pastor é deixar noventa e nove ovelhas no deserto e ir atrás de uma única que se desgarrou, até encontrá-la e dela cuidar;
       - ser Pastor é não abrir mão de uma ovelha, orando por ela e a amando, mesmo quando os seus entes mais queridos deixam-na de lado;
       - ser Pastor é receber com amor e carinho em seu rebanho ovelhas desgarradas de outros, que procuram abrigo;
       - ser Pastor é ter fé suficiente para crer num templo pronto, quando se olha apenas para o início de uma construção, quando ainda não se tem nem o terreno;
       - ser Pastor é transportar ovelhas, utilizando os próprios recursos.
       Poderíamos, aqui, enumerar muitas outras atitudes de um Pastor, mas não julgamos necessário.
       Ser Pastor não é uma tarefa fácil, por isso precisa ser desempenhada por quem tem muito amor e temor ao Senhor.
       E assim, queridos Pastores, Marco e Regina, queremos, neste dia, em que vocês dois completam mais um ano de vida, agradecermos a Deus por essa passagem e declarar o quanto estamos felizes por esse acontecimento.
       Sabemos, com certeza, que Deus cuida de nós e nos ama, por isso nos trouxe vocês dois.

       Nós também amamos vocês.

       Parabéns pelo aniversário de vocês dois.

       Homenagem simples ao nosso casal de Pastores, a quem muito amamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário