quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O verdadeiro sentido do natal



        A Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus, escrita por homens comuns, porém, por inspiração Divina, não nos informa qual é a data do nascimento de Jesus Cristo.
        Vemos, assim, que Deus, perfeito em tudo, pouco se importou com esse tão pequeno fato, que é uma simples data.
        A Bíblia nos ensina que, todas as vezes que Deus quis que algo ficasse registrado, para que pudesse ser observado por outras gerações, Ele o fez de forma minuciosa. Como exemplos, podemos citar a instituição das diversas festas que o povo de Deus deveria observar: Páscoa, no livro de Êxodo, capítulo 12; Sabática (comemoração do sábado), Primícias (a entrega a Deus das primeiras colheitas), Pentecostes (comemoração dos cinquenta dias depois da entrega das primícias), Trombetas (primeira festa do sétimo mês e indicava o início das comemorações), Expiação (segunda festa do sétimo mês e servia de pedido de perdão pelos pecados) e Tabernáculos (terceira festa do sétimo mês, quando o povo habitava, por sete dias, em tendas de ramos, lembrando a saída do Egito), todas determinadas no livro de Levítico, no capítulo 23; a construção do Tabernáculo, onde Deus se encontrava com o povo de Israel, no deserto, no livro de Êxodo, a partir do capítulo 25; a construção do Templo, cujos preparativos encontram-se determinados a partir do capítulo 5, de 1 Reis.
        Em vários livros do Antigo Testamento, vemos menção do nascimento de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, contudo, em nenhum deles, vemos qualquer citação de quando isso ocorreria. Quando do nascimento de Jesus Cristo, registrado nos evangelhos de Mateus e Lucas, também não vemos qualquer referência à data, apenas a ocorrência de Sua chegada.
        Por isso, nos dias de hoje, quando comemoramos o natal, e o fazemos em menção ao nascimento de Jesus Cristo, precisamos ter em mente apenas uma coisa: Jesus Cristo nasceu e morreu por nós. Esse fato deve ser motivo de muita alegria para todos aqueles que creem em Deus.
        Um dos maiores ensinamentos de Jesus Cristo foi: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, que se encontra registrado no livro de Marcos, no capítulo 12, nos versículos 28 a 31.
        Dessa forma, todas as vezes que agimos assim, estamos permitindo que Jesus Cristo nasça de novo em cada um de nós, tanto naqueles que amam quanto naqueles que são amados, pois estamos praticando o que Cristo nos ensinou e, também, comemorando, mais uma vez, o Seu nascimento.
        Deus abençoe a todos nós neste Natal e que possamos, juntos, praticar o mais importante ensinamento de Jesus Cristo, que é o amor.
        Feliz natal.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário