quinta-feira, 28 de julho de 2011

Livres e presos


        Recebemos, noutro dia, um e-mail, que muito nos marcou. Ele não trazia nenhum texto, apenas a imagem acima, com a pequena mensagem na sua parte de baixo.
        Alguém poderia ter escrito um milhão de palavras para tentar explicar essa cena e, mesmo assim, não teria conseguido.
        Apesar da força descomunal do cavalo, ele não tem capacidade de raciocínio, para entender que não está, de fato, preso e poderia sair por aí galopando.
        Diferentemente do ser humano, que pensa, raciocina, entende e tantas outras habilidades que lhe são concernentes, o animal assim não age.
        Por outro lado, muitas vezes, o ser humano abre mão de toda essa sua capacidade e age como o animal acima, no sentido de não reconhecer uma situação que lhe ocorre, deixando de viver a plenitude da vida que Deus, o nosso Pai, lhe deu.
        Já escrevemos, em um texto, disponível em http://www.recantodasletras.com.br/poesiasbucolicas/3046676, acerca da prisão e liberdade, onde demonstramos que a pessoa pode estar livre e se considerar presa e vice-versa.
        O que queremos demonstrar, aqui, é que Deus, na Sua Plenitude, nos criou à Sua imagem e semelhança e nos deu condições de dominar sobre todas as coisas (Gênesis 1:26).
        Posteriormente, esse mesmo Deus, Maravilhoso, por nós entregou o Seu próprio filho, Jesus Cristo, para que, por Ele, fôssemos mais que vencedores (Romanos 8:37).
        Então, o que nos prende? O que nos impede de enxergamos o quanto somos capazes, em Cristo Jesus, e não por nós mesmos, de vencer todas as dificuldades, derrubando barreiras, quebrando grilhões etc?
        Cremos que seja o pecado.
        O pecado nos afasta da glória do Pai. Assim, passamos a nos sentir sós. É como se ninguém fosse por nós e que o perigo que se aproxima é tão grande, tão difícil de ser vencido, que não teremos condições de superá-lo.
        Assim, qualquer circunstância à nossa volta, nos dá a impressão de que somos incapazes de vencer situações, por mínima que sejam. Uma cadeira, como a que segura o cavalo acima, parece, aos nossos olhos, um peso que não pode ser carregado, uma barreira instransponível.
        Precisamos abrir os nossos olhos espirituais e enxergar o que acontece à nossa volta.
        Apenas como exemplo, no livro de 2 Reis, capítulo 6, quando o rei da Síria se levantou contra o profeta Eliseu, mandou contra Israel “cavalos, carros e um grande exército”. Quando o servo de Eliseu viu aquele grande exército, turbou-se o seu coração e teve medo. Mas Eliseu orou e pediu a Deus que abrisse os olhos do moço que o acompanhava, para que visse o grande exército dos céus, pronto para protegê-los. Foi só então que o moço viu o exército.
        Assim, estejamos atentos ao que nos cerca e tenhamos o discernimento espiritual necessário, para que não sejamos enganados.
        O pecado afasta de nós a glória de Deus e nos conduz a uma idéia de derrota, fazendo com que pequenas situações sejam vistas por nós como grandes problemas.
        Oremos a Deus e peçamos a Ele que derrame sobre nós o Espírito Santo, para que sejamos conduzidos pelo Seu Espírito, a fim de vivermos uma vida conforme planejada para nós, ou seja, VITORIOSA.
        Dessa forma, seremos livres e nos sentiremos livres, também.
        Deus abençoe a todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário