quarta-feira, 1 de junho de 2011

Falta respeito, deve sobrar sabedoria



Ontem à tarde, vivemos uma experiência que não nos foi muito boa. Passávamos por uma via, num determinado lugar, quando o veículo que seguia à nossa frente parou no meio da rua, para que o seu condutor pudesse conversar com um pedestre.
De imediato, piscamos o farol, para que o motorista do carro à frente pudesse verificar que em sua retaguarda havia um veículo, que desejava ultrapassá-lo, mas foi em vão. O motorista do carro apenas olhou pelo retrovisor, desprezando, completamente, o nosso sinal.
Por irritação, buzinei, duas vezes, para que o rapaz, assim por nós identificado, pela aparente pouca idade, pudesse acelerar seu carro e nos deixar passar. Nesse momento, o dito motorista, ao invés de encostar seu veículo, dando passagem, ou seguir em frente, simplesmente nos ignorou.
Nossa filha mais nova, que seguia no banco de trás, sabiamente, disse, em tom assustado: - pai, o senhor não vai arrumar confusão não!
Minha esposa, logo após a manifestação de nossa filha, também disse para que houvesse calma, naquela hora.
Em questão de instantes, passaram pela mente tantos fatos ocorridos no Brasil e no mundo em que pessoas agridem e são agredidas, em função do trânsito. Assim, procuramos manter a calma.
Refreados os instintos, aguardamos, pacientemente, a boa vontade do rapaz, que, após alguns instantes, terminou sua conversa e arrancou com seu veículo, seguindo em baixa velocidade, talvez com o intuito de irritar-nos, mas logo o ultrapassamos, seguindo nosso destino, deixando-o para trás.
Quando Jesus Cristo estava com Seus discípulos, ensinou-lhes que os maiores mandamentos são: o primeiro, amar a Deus sobre todas as coisas e o segundo ao próximo como a si mesmo. Ensinou, também, que se alguém batesse em nossa face, deveríamos dar-lhe a outra face e, ainda, que se alguém nos exigisse andar com ele uma milha, que andássemos duas. Estes são alguns dos ensinamentos Dele, que, como cristãos, não podemos deixar de observar.
Sendo assim, deixamos de tomar qualquer atitude rude e, com sabedoria, graças a Deus, seguimos nosso caminho, evitando que algo pior pudesse acontecer.
Não foi fácil. Mas foi possível.
Deus abençoe a todos nós.

Um comentário:

  1. Na Bíblia NTLH lemos: "Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra estas coisas não existe lei." Gl. 5:22-23

    De fato, amados amigos Paulo e Mônica, passar por uma 'prova' destas não é fácil. Nosso homem natural, carnal, quer ressuscitar na hora... e resolver conforme a ação que vem do outro lado.

    Mas, graças a Deus que, pelo Seu Espírito, tem dado sabedoria a seus servos a "deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana" (Gl 5:16 - NTLH).

    Que Deus tenha misericórdia de nós em momentos assim.

    Abraço,
    Pr. Eliézer

    ResponderExcluir