quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Senhor


Em mais esse dia que se inicia
Eu quero Te agradecer
Pelo dom da vida
Por simplesmente viver

Tenho família comigo
Casa, comida e tudo que precisar
Tenho certeza, meu Deus,
O Senhor está a me sustentar

As dificuldades vêm
Estou pronto a lutar
Tenho comigo as armas
Pra o inimigo enfrentar

Conheço Tua palavra
Todo o Teu poder
Por mais difícil que seja
Tenho condições de vencer

O Senhor muito me amou
Sempre cuida de mim
É tanto amor em minha vida
Felicidades sem fim

Nesse dia, Senhor
Que eu possa reconhecer
Sou nada sem Ti
Dependo do Teu poder

Não me engane eu
Não venha olvidar
Tu és tudo pra mim
Sem Ti não posso lutar

Obrigado Senhor!!!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Ser Pastor



       Alguns dicionários disponíveis na internet trazem a definição do que seja Pastor. O Michaelis registra que Pastor é o mesmo que “sacerdote protestante”. O dicionário Priberam informa que Pastor é “ministro, protestante”. Já o dicionário Aurélio, traz, como significado de Pastor, “um ministro da religião protestante”.
       Tais definições, todavia, estão bastante distantes do real significado da palavra Pastor.
       Para nós, que cremos na Palavra de Deus, Pastor tem outros significados, que vão muito além do que é resumido nos dicionários citados.
       O apóstolo Pedro, quando escreveu sua primeira carta, nos ensina, em seu capítulo 5, versículos 2 e 3, que o Pastor deve assim agir:
       Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho”.
        O mesmo apóstolo, ao final, já no versículo 4, informa a recompensa que há de vir sobre o Pastor, que observa tal mandamento:
       “E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória”.
       Essa é, talvez, a melhor definição de Pastor que a Bíblia Sagrada nos ensina.
       Quanto ao modelo de Pastor, cremos que apenas o Senhor Jesus Cristo pode ser apontado.
       Mas ser Pastor ainda vai além do que Pedro escreveu. Imaginamos que Pedro colocou no papel aquilo que vivia e sentia, no exato momento em que escrevia a sua primeira carta. Não teve ele a intenção de limitar a conduta do Pastor, mas, apenas, indicar o mínimo que um Pastor deve fazer.
       Nesse dia, queremos agradecer a Deus pelas vidas do Pastor Marco e da Pastora Regina, porque cremos que Ele nos deu o Seu melhor. Agradecemos a Deus, ainda, porque temos o privilégio de conviver com duas pessoas que se dedicam ao trabalho do Senhor, mesmo debaixo de tantas adversidades.
       Mas, ainda, queremos destacar algumas atitudes necessárias a um Pastor, as quais temos visto na vida do Pastor Marco e da Pastora Regina, que os dicionários que consultamos e a Palavra que citamos acima não puderam descrever:
       - ser Pastor é colocar-se em oração pelas suas ovelhas;
       - ser Pastor é amar as ovelhas, mesmo quando elas não retribuem esse amor;
       - ser Pastor é ir para o monte, colocar-se em oração, por ovelhas que sequer sabem que estão recebendo orações;
       - ser Pastor é acalmar os ânimos dos mais exaltados;
       - ser Pastor é chamar à responsabilidade aqueles mais tranquilos;
       - ser Pastor é orientar os casais, quando nas suas crises;
       - ser Pastor é chorar com as ovelhas, nos seus momentos mais tristes;
       - ser Pastor é sorrir com aqueles que sorriem;
       - ser Pastor é colocar-se em oração pelo tempo que for necessário, para que alguém se converta, mesmo que isso dure vinte anos;
       - ser Pastor é abdicar dos sábados, domingos, feriados e tantos quantos forem os dias da semana, apenas para cuidar das vidas de outras pessoas, que, muitas vezes, não reconhecem tal atitude;
       - ser Pastor é não ter folga alguma e, mesmo quando se acha que vai ter uma folguinha, sempre tem uma ovelha precisando de socorro;
       - ser Pastor é deixar noventa e nove ovelhas no deserto e ir atrás de uma única que se desgarrou, até encontrá-la e dela cuidar;
       - ser Pastor é não abrir mão de uma ovelha, orando por ela e a amando, mesmo quando os seus entes mais queridos deixam-na de lado;
       - ser Pastor é receber com amor e carinho em seu rebanho ovelhas desgarradas de outros, que procuram abrigo;
       - ser Pastor é ter fé suficiente para crer num templo pronto, quando se olha apenas para o início de uma construção, quando ainda não se tem nem o terreno;
       - ser Pastor é transportar ovelhas, utilizando os próprios recursos.
       Poderíamos, aqui, enumerar muitas outras atitudes de um Pastor, mas não julgamos necessário.
       Ser Pastor não é uma tarefa fácil, por isso precisa ser desempenhada por quem tem muito amor e temor ao Senhor.
       E assim, queridos Pastores, Marco e Regina, queremos, neste dia, em que vocês dois completam mais um ano de vida, agradecermos a Deus por essa passagem e declarar o quanto estamos felizes por esse acontecimento.
       Sabemos, com certeza, que Deus cuida de nós e nos ama, por isso nos trouxe vocês dois.

       Nós também amamos vocês.

       Parabéns pelo aniversário de vocês dois.

       Homenagem simples ao nosso casal de Pastores, a quem muito amamos.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O verdadeiro sentido do natal



        A Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus, escrita por homens comuns, porém, por inspiração Divina, não nos informa qual é a data do nascimento de Jesus Cristo.
        Vemos, assim, que Deus, perfeito em tudo, pouco se importou com esse tão pequeno fato, que é uma simples data.
        A Bíblia nos ensina que, todas as vezes que Deus quis que algo ficasse registrado, para que pudesse ser observado por outras gerações, Ele o fez de forma minuciosa. Como exemplos, podemos citar a instituição das diversas festas que o povo de Deus deveria observar: Páscoa, no livro de Êxodo, capítulo 12; Sabática (comemoração do sábado), Primícias (a entrega a Deus das primeiras colheitas), Pentecostes (comemoração dos cinquenta dias depois da entrega das primícias), Trombetas (primeira festa do sétimo mês e indicava o início das comemorações), Expiação (segunda festa do sétimo mês e servia de pedido de perdão pelos pecados) e Tabernáculos (terceira festa do sétimo mês, quando o povo habitava, por sete dias, em tendas de ramos, lembrando a saída do Egito), todas determinadas no livro de Levítico, no capítulo 23; a construção do Tabernáculo, onde Deus se encontrava com o povo de Israel, no deserto, no livro de Êxodo, a partir do capítulo 25; a construção do Templo, cujos preparativos encontram-se determinados a partir do capítulo 5, de 1 Reis.
        Em vários livros do Antigo Testamento, vemos menção do nascimento de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, contudo, em nenhum deles, vemos qualquer citação de quando isso ocorreria. Quando do nascimento de Jesus Cristo, registrado nos evangelhos de Mateus e Lucas, também não vemos qualquer referência à data, apenas a ocorrência de Sua chegada.
        Por isso, nos dias de hoje, quando comemoramos o natal, e o fazemos em menção ao nascimento de Jesus Cristo, precisamos ter em mente apenas uma coisa: Jesus Cristo nasceu e morreu por nós. Esse fato deve ser motivo de muita alegria para todos aqueles que creem em Deus.
        Um dos maiores ensinamentos de Jesus Cristo foi: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, que se encontra registrado no livro de Marcos, no capítulo 12, nos versículos 28 a 31.
        Dessa forma, todas as vezes que agimos assim, estamos permitindo que Jesus Cristo nasça de novo em cada um de nós, tanto naqueles que amam quanto naqueles que são amados, pois estamos praticando o que Cristo nos ensinou e, também, comemorando, mais uma vez, o Seu nascimento.
        Deus abençoe a todos nós neste Natal e que possamos, juntos, praticar o mais importante ensinamento de Jesus Cristo, que é o amor.
        Feliz natal.
       

domingo, 11 de dezembro de 2011

Deus está sempre agindo


       Ontem, pudemos estar, mais uma vez, ao lado de algumas das pessoas que têm participado ativamente de nossas vidas.
       São pessoas simples, humildes, mas que têm nos amparado, com muito amor e carinho, e, ainda, com muitas orações.
       Dentre essas pessoas, precisamos destacar duas, que são, também, especiais: Valdir e Juliana, casal lindo, que tivemos a graça de conhecer, logo depois que chegamos à Comunidade Evangélica Ágape Minas Caixa.
       Deus sempre cuida de nós e podemos dizer isso com muita certeza. Quando chegamos à Ágape, vindo de uma outra igreja, estávamos um pouco feridos e um tanto quanto desanimados com os relacionamentos. Mas Deus tem o melhor para nós.
       Ele nos permitiu conhecer duas pessoas encantadoras, que, muito mais que serem servidas, querem servir, querem ajudar, querem amar.
       Valdir, também chamado de Juliano ou Valdino, com seu sorriso sempre simpático, encanta a todos, o tempo inteiro. Juliana, com seu olhar meigo, altamente carinhosa, está sempre sorrindo e pronta para ajudar.
       Valdir e Juliana, queremos estar sempre com vocês e ajudá-los nessa caminhada. Vocês são nossos líderes de casais e queremos servi-los. Contem sempre conosco.

       Amamos vocês.
       Paulo e Mônica.

       Homenagem aos nossos líderes de casais, Valdir e Juliana.

O amor de Deus em nossas vidas, através de pessoas.


       Sempre que sentimos o mover de Deus em nossas vidas, damos graças a Ele. E sempre temos motivos para isso.
       Mas, quando julgamos que Deus não fará mais nada, porque já nos abençoou demais, Ele nos surpreende, agindo de forma, só por Ele entendida.
       Muitas vezes, conforme disse certa irmã querida, “a caminhada do cristão é solitária”. Por algum tempo, refletimos sobre essa afirmativa e chegamos à conclusão de que isso nem sempre é verdadeiro, mas pode ocorrer.
       Pessoas que se isolam acabam isoladas.
       Pessoas que buscam a amizade de outras pessoas acabam se tornando amigas.
       É assim que Deus age. Basta um simples sinal de nossa parte, para que Ele, na plenitude do Seu amor, satisfaça a vontade do nosso coração.
       Conosco, Paulo e Mônica, não tem sido diferente. Deus sempre coloca ao nosso lado pessoas para estarem junto de nós, nessa nossa jornada.
       Fez isso, quando trouxe às nossas vidas, Marco e Regina, nossos queridos pastores. Repetiu isso, quando nos permitiu conhecer Valdir e Juliana, nossos amados líderes de casais. E, agora, repete a dose, nos permitindo conhecer Luciano e Márcia, grandes amigos.
       Luciano e Márcia, querido casal, que se tornou, ao longo da realização de dois Cursos Casados para Sempre, sendo um na condição apenas de participante e outro como Líderes em Treinamento, presença constante em nossas vidas, nós gostaríamos, nessa oportunidade, de lhes dizer que amamos vocês. Em algumas das noites, dos tantos sábados que passamos juntos, vocês foram muito mais que ouvintes, vocês foram verdadeiros “Natãs” em nossas vidas.
       Esse amor, entre nós desenvolvido, amor que cremos ser verdadeiro, somente pode ser possível, porque, um dia, em razão do grande amor de Deus por nós, Jesus Cristo Se entregou na cruz do calvário, trazendo sobre nossas vidas um amor tal, que nos faz transbordar de alegria, superando todo o entendimento humano, sendo, até mesmo, loucura para algumas pessoas.
       Neste dia, em que encerramos mais um curso juntos, pedimos a Deus que não permita que nos afastemos, mas, antes, nos deixe, por mais um pouco de tempo, termos a honra de compartilhar de vossas companhias e sermos chamados por vocês de amigos.
       Deus os abençoe.
       Paulo e Mônica

         Pequena homenagem a um casal que muito amamos.
       Texto lido na noite de formatura do Curso Casados para Sempre, ocorrida em 10.12.2011.